terça-feira, 9 de abril de 2013

Quem é Filip Djuricic (Filip Đuričić)?

O Escolta Vermelha fez há dias dois anos e por isso mesmo decidi presentear os leitores com alguns textos escritos por autores alheios ao blogue. Pensei em alguns temas e lembrei-me que uma análise do reforço quase garantido, Filip Djuricic, seria interessante. Falei com o Afonso - jovem benfiquista que já tem alguns anos de blogosfera e se dedica, entre outras coisas, ao estudo de novos talentos - e ele imediatamente aceitou o desafio! Podem conhecê-lo melhor aqui, aqui e aqui. Um abraço e obrigado, Afonso!



Depois da contratação de Ola John, surge mais um indício de que o Benfica poderá estar a adoptar nova política de contratações, virando-se para o mercado europeu, mais concretamente holandês, em detrimento da tradicional aposta no mercado sul-americano. 

Recentemente, Sulejmani e Djuricic (jogadores de Ajax e Heerenven, respectivamente) têm vindo a ser associados ao Benfica. Enquanto que o interesse no primeiro, aparentemente, tem vindo a esmorecer, o caso de Djuricic assume-se como mais sério, sendo que é dado pela imprensa como adquirido. Por isso, é a ele que são dedicadas as próximas linhas deste artigo…

Compatriota do Benfiquista Matic, Filip Djuricic nasceu a 30 de Janeiro de 1992, em Obrenovac, precisamente no ano do desmembramento da antiga Jugoslávia. Os registos indicam-nos que a carreira profissional do jovem sérvio começou na época 2008/09, no Radnicki Obrenovac.  Permaneceu no clube até à temporada 2009/10 (Gloriosa, diga-se!), acabando por ser posteriormente recrutado pelo departamento de “scouting” do SC Heerenven. E foi aí, com o Abe Lenstra como palco de fundo, no futebol holandês, que Djuricic foi a pouco e pouco crescendo, ganhando notabilidade, e desenvolvendo, portanto, o admirável talento que possui. 

Com 1,81m e 73 kg, estampa física que impõe respeito, parto do pressuposto que Djuricic não terá dificuldade na adaptação ao futebol português, relativamente mais duro que o holandês. Habituado desde cedo a jogar em terrenos em condições menos propícias à prática do futebol  pelas experiências no país natal, também esse factor constitui um auxílio à adaptação ao futebol “luso”. 

No entanto, não são a força nem a resistência, ainda que existam, as características principais de Djuricic. O médio ofensivo sérvio prime por uma elevadíssima  técnica, tocando bastante bem a bola e demonstrando uma interessante capacidade de ter a bola em espaços reduzidos. Podendo “jogar a 10”, a forma como lê o jogo é também de realçar, destacando os belíssimos passes em desmarcação que concretiza. Além disso, é também um finalizador nato, dono de um belo remate de meia distância.

 O rótulo de sucessor de Aimar, embora sejam jogadores diferentes, cabe-lhe bem. Embora jogue algo mais adiantado no terreno, talvez na posição em que o argentino actuou no Benfica de Quique Flores, Djuricic traz ao jogo algumas características que fazem lembrar “El Mago”. Porém, na hora de estabelecer um paralelo com um grande nome do futebol mundial, optaria por escolher Kaká. Pela forma como define as jogadas, como se movimenta, a inteligência, a velocidade, a técnica… Está lá um pouco daquele Kaká que o mundo viu brilhar com a camisola do AC Milan. 

Em suma, Filip Djuricic é, a meu ver, um valor seguro. Uma excelente aposta por parte do Benfica, que se antecipou a uma forte concorrência. Poderá vir a assumir-se como peça fundamental do esquema do Benfica 2013/14.

Aqui fica um video com algumas das melhores jogadas:


Sem comentários:

Enviar um comentário